Consolidando promoção da melhor idade, município realiza 1ª Conferência do Idoso

Belmiro Braga teve um dia com foco especial nas políticas públicas voltadas para a melhor idade. Foi realizada hoje (21/05) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, numa promoção conjunta do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento teve como tema central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.” Durante a abertura, o prefeito Afonso Henrique Ferreira enalteceu o trabalho realizado pela Assistência Social de Belmiro Braga em prol da terceira idade. O chefe do Executivo aproveitou para reafirmar a disposição da Administração Municipal em manter e aperfeiçoar as ações voltadas aos idosos da cidade.

Ainda fizeram parte da mesa oficial, o secretário de Assistência Social, Alessandro de Almeida Janeiro; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Patrícia Silva Fernandes e a assistente social de Simão Pereira, Roseli Calinçane dos Reis, que ministrou a palestra magna.

A apresentação cultural ficou a cargo do coral do Grupo Digna Idade. Sob a coordenação da professora de música Rayane Furtado, os integrantes emocionaram o público presente ao entoar sucessos da MPB que tratam, de forma poética, de assuntos que estiveram na pauta da conferência.

Para a formulação das propostas, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho abordando temas como saúde, educação, moradia, transporte, direitos fundamentais do idoso e a efetivação das políticas públicas voltadas ao idoso. Concluindo o encontro, a plenária final elegeu os representantes da cidade e consolidou as propostas do Município para  a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.