Prefeitura entrega documentação ao IEPHA para restauração dos passinhos em São José das Três Ilhas

Estão avançadas as providências para a restauração dos passos que integram o Centro Histórico de São José das Três Ilhas.  A medida integra uma série de ações adotadas pela Administração 2017/2020 para revitalizar o conjunto histórico, que guarda verdadeiras joias culturais, sendo o único do Ciclo do Café, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) na Zona da Mata.

Na primeira etapa dos trabalhos, o arquiteto Anníbal Magalhães foi especialmente contratado para levantar as necessidades de reforma dos passos. Toda a documentação, incluindo relatórios, medições e fotografias, foi entregue pessoalmente pelo prefeito Afonso Ferreira na sede do IEPHA em Belo Horizonte, visando à necessária aprovação do órgão para a realizar as melhorias.

Num primeiro momento, as construções vão passar por recuperação estrutural, sem interferências nas características artísticas. De acordo com o projeto inicial, os trabalhos vão se concentrar em quatro das cinco construções.

Localizado ao lado direito da igreja, o passo maior e de linhas artísticas mais elaboradas terá um tratamento específico e será recuperado numa segunda etapa. Todo o trabalho deverá ser custeado com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (FUMPAC).