Em trabalho intenso, NASF e PSF levaram ações preventivas aos alunos da Wolff Klabin

Na quarta-feira dia 18, os profissionais do NASF e da Estratégia Saúde da Família (ESF) marcaram presença nas escolas municipais Wolff Klabin e Chapeuzinho Vermelho. Foram diversas ações desenvolvidas com os alunos como parte do Programa Saúde na Escola e do Programa “Crescer Saudável”, realizados em parceria com o Ministério da Saúde. O trabalho contou com o amplo apoio da direção, professores e funcionários das escolas.

A lista incluiu práticas corporais, atividades físicas e de lazer, promoção da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. As ações de práticas corporais e alimentação saudável também fazem parte do projeto “Crescer Saudável”.

O Programa de Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O trabalho visa enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Já o Programa “Crescer Saudável” consiste num conjunto de ações articuladas, a serem implementadas na Rede de Atenção à Saúde do SUS para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância. A meta é prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil.

No trabalho realizado quarta-feira, as atividades físicas foram realizadas pela educadora física e pela fisioterapeuta do NASF Belmiro Braga. As atividades relacionadas à segurança alimentar e nutricional ficaram a cargo da nutricionista do NASF com ajuda da agente comunitária de Saúde.

Já as ações de saúde ocular foram realizadas pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (médica, enfermeira, agentes comunitárias de saúde e técnicas de enfermagem) e pela fonoaudióloga do NASF Belmiro Braga.