Saúde realiza ação de combate ao caramujo africano

Com a chegada do verão e as chuvas frequentes, a Secretaria de Saúde está atenta a possibilidade de aumento de caramujos africanos. Nesta terça-feira, dia 28, a pasta realizou uma ação de captura da praga urbana em São Nicolau.

Agentes epidemiológicos verificaram pontos de maior concentração dos moluscos. Os caramujos africanos sobrevivem em terrenos baldios, plantações abandonadas e entulhos de construções. A captura tem o objetivo de diminuir a proliferação desse caramujo, pois o mesmo pode transmitir um verme nematóide ao ser humano.

O angiostrongylus, causador da angiostrongliase meningoecefálica, provoca paralisa do sistema nervoso central com extrema gravidade. Além disso, pode causar distúrbios visuais permanentes até mesmo a cegueira.

Alguns cuidados são necessários tais como: não tocar no animal (caso aconteça, lavar o local com água e sabão), higienizar frutas e hortaliças que estiveram em contato com o caramujo e manter a limpeza de quintais e terrenos.

Atenta a esta questão, a Prefeitura está programando ações em todas as regiões a partir de janeiro.