Prefeitura Municipal de Belmiro Braga - MG

Em mais uma ação a favor do produtor rural, Prefeitura garante vacina contra a aftosa

Em mais uma medida comprovando apoio ao produtor rural, a Administração 2021/2024 está fornecendo gratuitamente a vacinação contra a febre aftosa, com fornecimento do imunizante e a cessão do profissional para fazer a aplicação.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura, na sede da Prefeitura, o quanto antes devido ao estoque limitado do imunizante. Durante o atendimento, é necessário apresentar a carta e a ficha sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 

Serão beneficiados gratuitamente os produtores com até 100 animais devidamente registrados no IMA. Nesta primeira etapa, o gado deve apresentar idade máxima de 24 meses.  

Febre aftosa

Febre aftosa é uma zoonose infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. 

Os efeitos da doença são graves, afetando diretamente no peso do rebanho e na produção de leite. Em alguns casos, é necessário sacrificar os animais. Já nos bezerros, o vírus pode ser fatal. Em todas as situações, há prejuízos econômicos aos produtores rurais. 

A doença pode ser transmitida por outros animais ou através de itens contaminados, como roupas de pessoas, caminhões, currais e recintos de feiras e leilões.