Alunos da Escola Estadual de Belmiro Braga participam de palestra sobre o Setembro Amarelo

Numa parceria entre Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde, Secretaria de Assistência Social e CRAS, alunos da Escola Estadual de Belmiro Braga receberam, na sexta-feira, dia 9, a visita da psicóloga Luana Silveira Lima para uma palestra sobre o tema “Setembro Amarelo”, de orientação e conscientização sobre o suicídio.

A profissional falou aos jovens sobre as diversas razões que podem levar uma pessoa ao autoextermínio, dentre elas a depressão, que pode afetar qualquer um, causando uma série de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de desenvolvimento de atividades normais no trabalho e em casa.

Vale destacar que a adolescência é um momento de mudanças importantes de vida, que podem colocar os jovens nesse grupo de risco, o que requer que pais fiquem sempre atentos ao comportamento dos filhos. O suicídio é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência.

Caso precise de ajuda ou informações, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), que dá apoio emocional e preventivo ao suicídio. Ligue para 188 (número gratuito) ou acesse www.cvv.org.br. O centro atende de forma voluntária, 24 horas por dia e garante o sigilo absoluto.