Novembro Azul: Saúde Belmiro Braga fará coleta para PSA em todas as localidades a partir do dia 4

Depois do Outubro Rosa, com ações de orientação e combate ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Belmiro Braga inicia a campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem.

Entre os dias 4 e 11 de novembro, equipes do PSF 1 e PSF 2 farão atendimentos em todas as localidades para consulta médica e coleta de material para o PSA. O exame é utilizado como check-up, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo que os homens tenham sintomas. O procedimento é feito a partir da coleta de sangue, com envio das amostras para laboratórios especializados.

A recomendação é que homens a partir de 40 anos façam o exame.

Algumas orientações para realização do exame:

– jejum de 4 horas;
– não ejacular e nem andar de bicicleta, motocicleta ou cavalo 2 dias antes da coleta;
– não usar supositório, sondagem uretral ou toque retal 3 dias antes da coleta;
– não ter feito cistoscopia 5 dias antes da coleta;
– não ter feito ultrassonografia transretal na véspera da coleta.

Confira a arte.