Janeiro Roxo: mês é marcado pelas ações de prevenção e combate à hanseníase no PSF 2

O calendário da saúde começa com as ações do Janeiro Roxo, de prevenção e combate à hanseníase, doença milenar, também chamada de lepra. O PSF 2 de Belmiro Braga está no clima, com material gráfico, decoração e profissionais capacitados para levar conhecimento e informação à população.

A campanha visa discutir de forma clara e simples, quebrando estigmas e preconceitos, a respeito da doença contagiosa, que tem cura, principalmente se for rapidamente diagnosticada e tratada. A avaliação pode ser feita por clínico geral, médico da Saúde da Família ou até mesmo agentes de saúde.

Os sintomas aparentes são manchas pelo corpo, visíveis em vários formatos. Elas são indolores e resultam em queda de pelo e perda de sensibilidade ao tato ou ao calor. A contaminação se dá por gotículas da saliva da pessoa contaminada.

Em caso de dúvidas e sintomas, toque as manchas, observe se o ponto apresenta sensibilidade ou procure atendimento clínico. E, principalmente, rompa o preconceito. O caminho para a cura é sempre a informação!