Meningite C: Saúde faz ação especial de vacinação na próxima quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Belmiro Braga vai promover, na próxima quinta-feira (16), uma ação especial de vacinação contra a meningite C. O atendimento será realizado nos postos de saúde de Fortaleza, Vila São Francisco e Sobragy, das 8h às 12h, e também no PSF 1 (Centro, ao lado da Neofarma), das 13h às 20h30.

Podem receber as doses pessoas com idades entre 16 e 30 anos, profissionais de saúde e trabalhadores da Educação, que podem receber a vacina até o dia 28 de fevereiro, de acordo com resolução da Secretaria de Estado da Saúde.

Para os demais públicos, a oferta da vacina vai até quando durar o estoque. Portanto, não perca a oportunidade de já garantir a imunização.

A doença

A meningite é uma inflamação grave que atinge a membrana da meninge, responsável por revestir o cérebro e a medula espinhal e apresenta alto índice de mortalidade no Brasil. A principal forma de prevenção é a vacina.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz ou garganta.