Março Lilás: Saúde de Belmiro Braga tem programação especial de prevenção ao câncer de colo uterino

Em sintonia com as ações do Março Lilás, de prevenção ao câncer de colo uterino, a Secretaria de Saúde realizará durante todo o mês uma série de ações na rede de Atenção Primária, que tem papel fundamental no diagnóstico e na conscientização sobre a doença.

O trabalho vai envolver cinco unidades de Saúde do município. A programação inclui palestra sobre Prevenção e Combate ao Câncer de Colo Uterino com as enfermeiras Elis e Fabrícia, coleta para preventivo, teste rápido de sífilis e HIV e café da manhã. Confira o cronograma:

Ações especiais durante o mês

Centro – dia 8 (parte do evento pelo Dia Internacional da Mulher)
Vila São Francisco – dia 15
Sobragy – dia 23
Vila Klabin – dia 27
Fortaleza – dia 30

A doença

O câncer de colo de útero é um dos tumores malignos mais frequentes na população feminina, com alta taxa de letalidade. É causado pela infecção persistente causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), sendo que as principais formas de prevenção são as vacinas contra o HPV, o uso de preservativos durante a relação sexual e os exames preventivos, que precisam ser feitos periodicamente.