Abertas as inscrições para o Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo em Belmiro Braga

Se você é fumante, atenção! Convidamos você que quer abandonar o vício a participar do Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo de Belmiro Braga.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com o PSF 1, terá inscrições até o dia 14 de abril, nas unidades de saúde.

O grupo tem como objetivo reduzir o número de fumantes no município, oferecendo orientações, avaliação médica e apoio durante todo o tratamento.

O tabagismo

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, que pode causar até 50 doenças diferentes.

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”.
Mas, na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que necessite de várias tentativas até finalmente conseguir abandonar o tabaco.

Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. E o Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo oferece as condições para os participantes entenderem melhor o processo.