Belmiro Braga divulga levantamento de casos de sífilis em 2020

Proporcionando transparência e gerando mais informações aos cidadãos a Prefeitura de Belmiro Braga, promove a divulgação anual de casos de sífilis no município.

Coordenada pela Secretaria de Saúde, a providência atende as determinações da Superintendência Regional da Saúde e intensifica as ações preventivas contra essa infecção sexualmente transmissível (IST). Os dados são referentes aos números de casos notificados na cidade durante o ano de 2020.

A sífilis é infecção curável e transmitida por meio de relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada. No caso de mulheres grávidas, a doença pode ser transmitida para o bebê durante a gestação ou parto.

A sífilis se manifesta em diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). O tratamento é disponibilizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (USB’s) por meio de medicamentos e exames. O uso correto e regular de camisinha é uma medida importante de prevenção da sífilis.

Confira os números referentes ao período de janeiro a dezembro de 2020
– Casos de sífilis adquirida: 1
– Casos de sífilis em gestantes: 0
– Casos de sífilis congênita em menores de um ano: 0

Os dados são parciais sujeitos a alterações. A revisão foi apurada em no dia 17 de novembro de 2021.