Brasão de Armas

Descrição Heráldica

Escudo português (Ibérico) em campo de blau (azul), tendo em roquete três estrelas de prata e ao centro uma lira de três cordéis de ouro, um contra chefe (campanha) de sinople (verde) carregado de três faixas ondadas de prata, sendo a do centro, em tamanho duplo.

Num listel de goles (vermelho) destacam-se os seguintes dizeres de prata “1852 – BELMIRO BRAGA – 1962”. Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata, que representa a cidade, tendo sobre a torre central uma elipse de azul carregada de uma flor-de-liz de ouro.

Interpretação do Escudo

O escudo português, em toda a sua beleza, evidencia a origem lusitana de nossa pátria. As três estrelas representam os três Distritos iniciais do município, o de Belmiro Braga, do Porto das Flores e o de Três Ilhas. A lira destaca o topônimo, representando, espiritualmente, a presença do grande vate mineiro nascido na localidade. As três faixas de prata, a topografia hidrográfica da região, constituída pelos rios Paraibuna, Preto e Peixe que delimitam o município. A flor de Liz representa Nossa Senhora de Santana a padroeira. No listel vermelho o ano de 1852 é o ano do início do povoado, e o de 1962 é ano da elevação do distrito à categoria de cidade, por força da lei estadual nº 2764, de 30 de novembro de 1962.

A cor dourada significa força; a vermelha intrepidez; a azul serenidade; a verde abundância e a prata inovação.