Belmiro Braga integra 9ª Jornada do Patrimônio Cultural com palestras em Porto das Flores

A Administração 2021/2024, por meio da Secretaria de Cultura, convida a população a participar da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

A programação em Belmiro Braga inclui as palestras sobre “O Caminho do Meneses”, a serem ministradas pelo escritor e pesquisador Rodrigo Magalhães e o arquiteto e pesquisador Anníbal Magalhães.

O encontro acontece no dia 18 de setembro, às 20h30, na Escola Municipal Antônio Magalhães Alves, em Porto das Flores. A Administração 2021/2024 convida você para participar das atividades que valorizam e preservam nossa história e nosso patrimônio.

Organizada pela Secretaria Municipal de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural visa garantir o intercâmbio de conhecimentos e ações educativas de valorização e difusão dos bens culturais dos municípios mineiros.

Um pouco sobre o Caminho do Meneses

Após a descoberta do ouro e ao longo do século XVIII, a nossa região era conhecida como os Sertões Proibidos da Mantiqueira, sendo uma região de passagem para as minas e fronteiriça à capitania do Rio de Janeiro. A Coroa Portuguesa, para coibir os descaminhos do ouro, proibiu sua exploração e povoamento.

No entanto, o governador da capitania mineira, Dom Rodrigo José de Meneses (1780-1783), recebendo informações sobre a ocupação desenfreada desta região e o consequente extravio do ouro, resolveu conferir in-loco os problemas que ameaçavam os interesses da administração colonial portuguesa.

Antes de regressar à Vila Rica, Dom Rodrigo determinou que se construísse uma estrada à margens do Rio Preto, a que chamou de Caminho do Meneses e encarregou da construção o guarda-mor e tenente-coronel do regimento de cavalaria auxiliar da comarca do Rio das Mortes, Manuel do Vale Amado e o alferes do destacamento do Caminho Novo, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).

Este trecho do Caminho do Meneses se iniciava na confluência dos Rios Preto e Paraibuna, prosseguindo Rio Preto acima.