Fevereiro Roxo e Laranja alerta sobre doenças crônicas e leucemia

O PSF 2, alinhado com as campanhas deste mês, está promovendo a conscientização da população sobre o Fevereiro Roxo e Laranja. A cor roxa destaca a importância do conhecimento sobre o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer, enquanto a cor laranja chama a atenção para a luta contra a leucemia.

O lúpus é um distúrbio que leva o organismo a produzir mais anticorpos do que o necessário, resultando em inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Afeta principalmente mulheres, assim como a fibromialgia, que provoca dores nas articulações, tendões, fadiga excessiva e alterações no sono, além de causar sintomas de depressão e ansiedade.

O Alzheimer, que pode atingir homens e mulheres, é uma doença neurodegenerativa que provoca declínio na capacidade cognitiva, afetando a fala, o pensamento e até mesmo a personalidade da pessoa, resultando em perda de memória, demência e impacto nas habilidades intelectuais e sociais.

A leucemia, por sua vez, é uma condição que afeta os glóbulos brancos, apresentando sintomas como anemia, palidez, sonolência, fadiga, manchas roxas na pele, pontos vermelhos, perda acentuada de peso, febre e dores articulares, sendo crianças, adolescentes e idosos, os grupos mais suscetíveis.

O alerta visa conscientizar a população sobre a importância da identificação precoce dessas doenças, permitindo o controle ou retardamento de seus sintomas e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes afetados por essas patologias. Qualquer sinal de alerta, procure orientação no PSF 2.