Saúde realiza campanha de vacinação contra HPV e meningite ACWY

A Secretaria de Saúde de Belmiro Braga realiza uma campanha ampliada de vacinação contra o HPV (abreviação em inglês para papilomavírus humano) e a meningite ACWY.

As doses são oferecidas no PSF 1 e PSF 2, de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h30. Para as demais localidades, o cronograma será informado em breve.

Podem receber o imunizante meninos e meninas de 9 a 14 anos (HPV) e meninos e meninas de 11 a 14 anos (meningite ACWY).

HPV

“Se meu filho ainda não tem vida sexual, para que vacinar?” Parece cedo para se preocupar, mas saiba que a imunização precisa mesmo ser feita antes do início da atividade sexual. Segundo autoridades de saúde, quanto mais precocemente imunizar, antes da exposição ao vírus, maior a eficácia da ação.
Estima-se que o Brasil tenha ao menos 10 milhões de pessoas com HPV, segundo o Ministério da Saúde. E mais: a cada ano, 700 mil novos casos de infecção são esperados. Ainda assim, a taxa de vacinação continua baixa e longe da meta de 80% de imunizados.

Meningite

A vacina ACWY previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. A meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

O imunizante está disponível gratuitamente na rede pública de saúde para adolescentes com idades entre 11 e 12 anos.

Confira a arte.