Saúde eficiente: Belmiro Braga ocupa a 1ª colocação no ranking regional do Programa Previne Brasil

Belmiro Braga é destaque absoluto no Programa Previne Brasil, com indicadores que colocam o município em primeiro lugar no ranking composto pelas 32 cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Juiz de Fora. O levantamento se refere ao primeiro quadrimestre de 2023.

Entre todas as secretarias de Saúde da região, a de Belmiro Braga obteve a melhor nota, alcançando metas estipuladas pelo Governo Federal em serviços de Atenção Primária aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na lista de itens analisados estão o atendimento oferecido às gestantes, crianças, diabéticos e hipertensos.

No caso de gestantes, são avaliados indicadores como a proporção de consultas pré-natal, exames para sífilis e HIV e atendimentos odontológicos. Já em relação às crianças, são medidos dados vacinais, a aplicação de doses contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções.

O ranqueamento leva em conta também o quantitativo de atendimentos oferecidos a pessoas com hipertensão e diabetes.

O resultado positivo comprova o foco da Administração 2021/2024 nas ações de saúde, proporcionando qualidade de vida aos belmirenses. A Prefeitura celebra o resultado com toda a população e com os profissionais, que se dedicam dia a dia para oferecer atendimento de alto nível em Belmiro Braga.

Previne Brasil

Criado em 2019, o Programa tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica.

O Programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios.