PSF 2 de Belmiro Braga realiza ação de conscientização sobre o Julho Verde

Em mais uma ação de conscientização, a Secretaria de Saúde, por meio do PSF 2, tem buscado orientar e informar sobre assuntos relacionados à saúde e prevenção.

Este mês, dedicado à conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, a unidade do PSF 2, em Porto das Flores, tem alertado a população sobre essas doenças, com cartazes e informativos. Além disso, sempre em contato direto com a comunidade, a enfermeira Adriane Ozório, que atua na unidade, tem destacado a importância de a população estar em alerta.

“São cânceres pouco falados, mas é importante levar informação para a população, porque se diagnosticados no início e tratado, as chances de cura são altas, de até 80%”, destaca. De acordo com ela, os sintomas relacionados à doença no pescoço incluem, por exemplo, rouquidão duradoura, dor de garganta persistente e feridas que não cicatrizam na região do rosto e boca.

Na presença de sintomas, a pessoa deve buscar orientação médica. Além disso, o mês também lança luz sobre a prevenção das hepatites virais, para as quais há vacina. Se você não é vacinado contra a Hepatite B, procure o posto de saúde.