Febre maculosa: Secretaria de Saúde de Belmiro Braga reforça orientações e cuidados

Diante dos recentes casos noticiados envolvendo mortes por contaminação da febre maculosa no país, a Secretaria de Saúde de Belmiro Braga reforça as orientações pela prevenção contra a doença, numa ação conjunta envolvendo a Vigilância em Saúde, o PSF 1 e o PSF 2.

Vale lembrar que a febre maculosa não é passada de pessoa para pessoa e, para transmitir a bactéria Rickettsia rickettsii ao humano, o carrapato contaminado precisa ficar em contato direto com nossa pele por aproximadamente 4 horas.

Se perceber que foi picado e começar a sentir os sintomas, procure atendimento médico com urgência e avise a situação ao profissional de saúde.

Em muitos casos, o tratamento pode ser feito em casa, com a prescrição do antibiótico adequado. Vale ressaltar que os profissionais da Saúde Belmiro Braga recebem todas as orientações e capacitações para detecção imediata da doença.