PSF 1 e PSF 2 de Belmiro Braga realizam Sala de Espera com orientações sobre febre maculosa

Diante do período de estiagem e do aumento de casos da febre maculosa em todo Brasil, a Secretaria de Saúde realizou na terça-feira (2) uma ação educativa com pacientes que aguardavam atendimento no PSF 1 e no PSF 2.
Durante a “Sala de Espera”, foram repassadas informações sobre prevenção e cuidados na doença transmitida pelo carrapato estrela.

Vale ressaltar que, em caso de sintomas como dores de cabeça, dores no corpo, calafrios, febre alta, pontinhos avermelhados na palma da mão e sola dos pés, é muito importante procurar uma unidade de saúde e não esquecer de relatar o contato com o carrapato. Normalmente, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Para retirar o carrapato do corpo a orientação é não espremê-lo e retirá-lo com leves torções através de uma pinça.

Outra orientação muito importante é tomar cuidado ao frequentar áreas arborizadas e gramadas, utilizando calças, botas e blusas com mangas compridas e usar roupas claras para ajudar a ver o carrapato.