Novembro Azul: PSF 2 de Belmiro Braga ganha decoração especial

Olha só como está o PSF 2 de Belmiro Braga em clima de Novembro Azul, que é a campanha de prevenção e orientação sobre o câncer de próstata. O objetivo da decoração da unidade localizada em Porto das Flores é chamar a atenção do público masculino para os cuidados para evitar essa doença, que infelizmente acomete milhares de homens anualmente.

O câncer

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista e fazer o exame de toque retal ou o de sangue PSA (antígeno prostático específico). Os procedimentos são feitos pelo SUS, assim como o tratamento.