Descarte responsável de medicamentos protege a saúde e o meio ambiente

Um trabalho conduzido pela Saúde de Belmiro Braga tem como foco a Vigilância em Saúde Ambiental. O objetivo é identificar alterações determinantes no ambiente que impactam diretamente a saúde humana. Entre elas, a qualidade da água e a incidência de queimadas, causadoras de problemas respiratórios.

A ênfase das atividades, no entanto, tem sido a coleta de medicamentos vencidos nas residências, evitando os riscos do descarte inadequado. Os agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde estão capacitados para abordar essas questões.

A população é fundamental nesse processo, entregando nas mãos dos agentes os medicamentos vencidos. Na mesma linha, o alerta sobre a automedicação é necessário, destacando os riscos graves e a importância de se evitar o consumo sem orientação. A saúde coletiva depende da colaboração de todos.

A promoção da conscientização começa com o descarte responsável dos medicamentos, protegendo não apenas a saúde individual, mas também o meio ambiente.