Projeto Proteja combate obesidade infantil em Belmiro Braga

Você sabia que Belmiro Braga faz parte de um programa nacional de combate à obesidade infantil? Trata-se do Projeto Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), presente em mais de 1.300 municípios brasileiros.

A iniciativa, coordenada pelo NASF, visa contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças. Ainda em sintonia com o Dia Mundial da Obesidade celebrado em 4 de março, vamos relembrar os principais eixos do Proteja:

– Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;
– Promoção da saúde nas escolas, para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos saudáveis e a prática de atividade física;
– Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população, em especial as crianças;
– Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;
– Articulações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física.

Obesidade não é apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto.