“Capitão América Atípico” participa de palestra sobre o autismo em Belmiro Braga

Em comemoração ao #AbrilAzul, mês de Conscientização e Orientação sobre o Autismo, a Praça de Sant’Ana recebeu uma palestra muito especial, conduzida pelo “Capitão América Atípico”, que trouxe informação e conhecimento sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

Durante o encontro, o super-herói contou as dificuldades e desafios após o diagnóstico do autismo dele e do filho Benício. No bate-papo, falou de assuntos como a seletividade alimentar, o hiperfoco, as estereotipias, o capacitismo, a diferença entre os níveis de suporte que os autistas possuem (nível 1, 2 ou 3), o diagnóstico tardio, a importância da inclusão e da aceitação da família ao receber o diagnóstico e do apoio para que a criança/adolescente possa se desenvolver plenamente.

Também foi discutida a importância da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e o cordão de girassol, utilizado por pessoas que possuem deficiências ocultas.

Ao fim do evento, o “Capitão América Atípico” participou de um animado café da manhã, que teve entrega de bottons com o símbolo do autismo para quem estava presente. E, já que estava em Belmiro Braga, o palestrante aproveitou para conhecer a cidade e tirar fotos com os moradores.

Agradecemos a visita do super-herói. E agradecemos também aos alunos da Escola Estadual de Belmiro Braga, às familiares e diagnosticados com TEA, além dos profissionais da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Educação e do CRAS pela participação. Conhecimento orienta e transforma!

As atividades do #AbrilAzul continuam na próxima semana, com o cadastro para a carteira de identificação.