Abril Azul: CRAS e Assistência Social realizam atividades de conscientização e orientação para alunos e familiares

Como parte da programação do Abril Azul, de orientação e conscientização sobre o autismo, mais duas atividades foram realizadas em Belmiro Braga durante a semana. Os eventos foram coordenados pelo CRAS e a Secretaria de Assistência Social, em parceria com as escolas e a Secretaria de Educação.

Na tarde da quarta-feira (26), o Casarão da Cidadania recebeu a “Oficina Criativa”, voltada a pais, responsáveis e pessoas interessadas em conhecer mais sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o auxílio de Alessandra Silva, da professora de artesanato do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a atividade visava produzir um livro sensorial para estimular a interação das crianças com TEA.

Além disso, as crianças foram presenteadas com kits de brinquedos sensoriais, composto por uma sacolinha personalizada contendo massinha de modelar, jogo de montar, bolinha de sabão e um livro de atividades. O evento foi encerado com delicioso lanche, incluindo pipoca, guaraná e interação entre os participantes.

Já na quinta-feira (27), foi realizada a palestra “Inclusão efetiva e autismo: adaptações e estratégias de ensino” nas escolas Municipal Wolf Klabim e Escola Estadual de Belmiro Braga com a neuropsicóloga Mariana Cantarini. A profissional abordou diversos assuntos, como respeito e afeto, a importância do uso correto dos termos, autonomia e outras explicações. Ao todo, foram mais de 200 participantes, entre professores, funcionários e alunos.