Belmiro Braga abraça a campanha Junho Violeta, de conscientização sobre a violência contra os idosos

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência da contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra essa população.

Além do dia, durante todo o mês é realizada a campanha Junho Violeta, que visa orientar e conscientizar sobre os casos de violência contra os mais velhos. Em Belmiro Braga, a causa é abraçada com diversas ações envolvendo o poder público e a população em geral.

Tipos de violência

Os tipos mais comuns de violência contra a pessoa idosa são o físico, financeiro, sexual, de abandono e/ou negligência e psicológico.

A violência física é todo ato violento com uso da força física de forma intencional, não acidental, praticada com o objetivo de ferir uma pessoa, podendo ou não deixar marcas evidentes em seu corpo e até provocando a morte.

A financeira acontece por meio de qualquer prática que visa à apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa.

Já a sexual é caracterizada pela imposição ao idoso para que faça, participe ou presencie atividades sexuais sem o seu consentimento. Isso pode acontecer em decorrência de intimidações físicas ou psicológicas.

Os casos de negligência são os mais conhecidos, incluindo omissões e privações de cuidados básicos de saúde e bem-estar, como falta de proteção social e emocional, bem como negligências com higiene, vestuário, alimentação e com a administração correta de medicamentos.

E por fim, a violência psicológica corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, sofrimento mental e depressão.

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), que recebe ligações diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.

Vale destacar que violência ou discriminação contra idosos é crime, previsto no Estatuto do Idoso e passível de pena de prisão e multa.