Belmiro Braga se destaca com várias ações de combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil durante a campanha Maio Laranja

Maio foi um mês de muitas atividades da campanha #MaioLaranja, de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Dentro das ações do Faça Bonito, foram realizadas atividades de destaque, discutindo o assunto com as crianças belmirenses.

No dia 25, por exemplo, meninos e meninas assistiram o filme “Araceli, a menina cor de laranja”, explicando por que 18 de maio passou a ser o dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Contra Crianças e Adolescentes. Também neste dia foi trabalhado o material ilustrativo Semáforo do Toque, com as cores de trânsito representando os toques: proibido tocar (vermelho), atenção/cuidado (amarelo) e pode tocar (verde). A atividade foi encerrada com “caixa revelação”, com objetivo de dar liberdade às crianças em revelar algo que possam estar vivendo ou que já tenham vivido no que diz respeito ao tema abordado.

No dia 29 houve “Cine Casarão”, com muito aprendizado sobre nossas emoções, pipoca com refrigerante e muita diversão. Teve, ainda, a visita à Escola Infantil Sol Nascente, para apresentação do teatro de fantoche “Julinha e Joãozinho” abordando o assunto.

E por fim, alunos da Escola Estadual Belmiro Braga receberam uma ação especial no dia 30 de maio, com exibição do filme “Araceli”, palestra da enfermeira-chefe do PSF 2 Adriane Osório sobre DST e ações preventivas de combate aos abusos contra o público infanto-juvenil.

Embora o mês de maio tenha terminado, o combate continua o ano todo. Em caso de denúncia, procure a Polícia Militar, o Conselho Tutelar ou ligue para o Disque 100, dos Direitos Humanos.