Dia Mundial do Doador de Sangue: Saúde de Belmiro Braga reforça a importância da data

Neste 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado para lembrar sobre a importância das doações na manutenção dos níveis adequados de estoques para as transfusões. O PSF 1 e a Secretaria de Saúde de Belmiro Braga fazem questão de ressaltar essa data.

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente.

Algumas condições básicas para ser um doador: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais do que 50 kg e manter intervalo mínimo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.